sexta-feira, 20 de maio de 2011

"MEU LUGAR NÃO É NA MÍDIA"

A professora Amanda Gurgel, que pouco frequenta as redes sociais, ficou impressionada com o poder da internet e a repercussão do vídeo com seu discurso na Assembleia Legislativa. "Eu não esperava essa repercussão, porque eu não disse nenhuma novidade. Mas eu acredito que tudo isso é um sintoma da situação limite em que os professores vivem hoje. Ficou comprovado que não só aqui, mas em todo o país, meus colegas sentem o mesmo que eu. Essa repercussão, certamente, se deve ao fato da fala ter sido ali diante dos deputados, porque as pessoas se sentem inferiores, se sentem coagidas, têm medo de se dirigir a secretários, deputados, promotores. Eu não tenho medo porque eu não falei nada além da verdade", disse.

Discurso já teve mais de 120 mil acessos

O vídeo com o depoimento da professora Amanda Gurgel foi postado no Youtube por um outro professor que também estava na audiência pública, mas nem ele, e muito menos Amanda, poderiam imaginar onde essa história iria parar. "Ele me ligou pedindo autorização e em poucos minutos já eram 50 acessos, depois 80 e hoje eu nem sei mais quantos acessos tem", disse. Na tarde de ontem o vídeo tinha sido visualizado mais de 120 mil vezes. O nome da professora continua figurando no Twitter entre os Trending Topics, os dez assuntos mais comentados na rede social. Figuras conhecidas nacionalmente, como o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil e a cantora Zélia Duncan postaram o link do vídeo em seus microblogs com comentários enaltecendo a postura da professora. O apresentador Marcelo Tas também postou o vídeo em seu blog pessoal.

A repercussão não era esperada, mas rendeu a Amanda entrevistas a veículos de comunicação de todo o país e agora ela se prepara para participar das gravações do Domingão do Faustão e do Programa doRatinho. "Eu sou professora e sei que o meu lugar não é na mídia, mas eu vou aproveitar esse momento para dar visibilidade à nossa luta, para convocar todos os professores a participar do movimento", afirmou.


FONTE: DN ONLINE

CRONOGRAMA DO CONCURSO PREFEITURA DE NATAL

Confira o cronograma do concurso

Lançamento do edital: 20.05/11
Período de inscrições: 01.06 a 14.06/11
Divulgação da relação dos candidatos inscritos com endereços e locais de aplicação da provas: 30.06/11
Aplicação das provas escritas objetivas: 17.07/11
Divulgação dos gabaritos das provas objetivas: 18.07/11
Interposição de recursos contra os gabaritos das provas objetivas: 19 e 20.07/11
Divulgação do resultado dos julgamentos dos recursos contra os gabaritos das provas objetivas: 28.07/11
Resultado após julgamento de recursos do gabarito: 01.08/11
Prazo para recurso do resultado da prova objetiva: 02 e 03.08/11
Divulgação do resultado final das provas objetivas: 09.08/11
Período para entrega dos títulos: 10 a 15.08/11
Divulgação do resultado da prova de títulos: 23.08/11
Interposição de recursos contra o resultado da avaliação de títulos: 24 e 25.08/11
Divulgação do resultado do julgamento dos recursos contra o resultado da avaliação de títulos: 30.08/11
Divulgação do resultado final: 31.08/11

CONCURSO

Prefeitura de Natal lança edital com 274 vagas para professores


A Prefeitura de Natal publicou no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (20), a realização de Processo Seletivo para a contratação temporária de 274 professores para atuarem na Rede Municipal de Ensino. As vagas são destinadas ao exercício de docência em sala de aula no Ensino Fundamental ou na Educação Infantil. De acordo com a publicação do edital, o concurso público terá validade de 2 (dois) anos a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por mais dois anos. A empresa responsável pelo certame da seleção será a Fundação João do Vale.

As inscrições ser realizadas via internet através do endereço eletrônico www.fundacaojoaodovale.com.br, a partir das 8h do dia 1º de junho até às 00h do dia 14 de junho. O valor da taxa de inscrição é de R$60 e as vagas são destinadas aos professores das áreas de História, Geografia, Ciências, Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais).

As inscrições também podem ser feitas presencialmente na Avenida Prudente de Morais nº. 3446 - Bairro Lagoa Nova – Natal/RN (Microlins Lagoa Nova), no mesmo período, das 8h às 12h e de 14h às 18h. O candidato deverá apresentar no momento de inscrição, CPF, Cédula de identidade ou documento oficial com foto e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Das Vagas

O concurso está oferecendo 274 vagas, distribuidas nas quatro zonas de Natal. Serão 151 vagas destinados a professor de educação infantil; 111 vagas para professor de ensino fundamental; sete vagas para professor de ciências; quatro vagas para professor de história e uma vaga para professor de geografia. Outras informações sobre o proceso seletivo podem ser obtidas através do endereço www.fundacaojoaodovale.com.br


FONTE: DN ONLINE

quarta-feira, 18 de maio de 2011

CRÍTICAS

Pesquisadores criticam na Câmara política educacional do país

As opiniões de dois especialistas pautaram hoje (18) a reunião da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE) apresentado pelo governo. Os pesquisadores José Francisco Soares, do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Simon Schwarstman, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade do Rio de Janeiro fizeram criticas contundentes à política educacional brasileira e apresentaram propostas de mudança.

José Francisco Soares apresentou números que mostram que o Brasil ainda se encontra muito distante de outros países no que diz respeito à qualidade do ensino. Para ele, a escola brasileira não é atraente. É preciso "mudar a nossa base educacional, precisamos de uma base diversificada e racional que incentive o aluno”.

O pesquisador Simon Schwarstman concentrou as críticas ao ensino médio brasileiro e apontou alguns dados que comprovam a ineficiência educacional do país. Dos alunos entre 15 e 17 anos, 33% estão atrasados, 15% abandonaram a escola e 35% estão acima da idade adequada para o ano que cursam. Além disso, Schwarstman apontou problemas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao afirmar que “o problema do exame é obrigar todos os alunos a fazer a mesma coisa. O que deveríamos fazer era especializar a prova e dar a chance ao aluno de colocar em prática aquilo que lhe interessa, e não o contrário”.


O deputado federal Artur Bruno (PT-CE) saiu em defesa do Enem. “Se compararmos o Enem com os atuais vestibulares, principalmente das instituições privadas, que são um verdadeiro massacre, podemos afirmar que tivemos melhoras, inclusive, adotando uma visão de interdependência entre as matérias estudadas no ensino médio”.


FONTE:AGÊNCIA BRASIL

segunda-feira, 16 de maio de 2011

quarta-feira, 11 de maio de 2011

MERENDA IRREGULAR.

MPF/RN apura irregularidades na merenda de escolas públicas de Natal


O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) vai apurar as falhas no fornecimento da merenda de escolas públicas estaduais e municipais, dentro de Natal. A gravidade dos fatos exibidos em reportagem do Fantástico levou o MPF/RN a instaurar ontem, 9 de maio, um procedimento administrativo, com a finalidade de investigar os problemas apresentados. A abertura do procedimento foi determinada pela procuradora da República Cibele Benevides Guedes da Fonseca, coordenadora substituta do Núcleo de Combate à Corrupção e Outros Ilícitos.

No âmbito do MPF/RN, irregularidades na merenda escolar em municípios do estado já motivaram pelo menos outros 44 procedimentos administrativos, além do ajuizamento de duas ações penais e duas ações de improbidade administrativa.

Segundo a procuradora, a reportagem constatou falta de água e de merenda regular, além da existência de comidas vencidas, na escola municipal Chico Santeiro, situada no bairro Nordeste, em Natal. Em um outra escola não identificada pela reportagem, a coordenadora pedagógica afirmou que dispensava os alunos antes do horário em razão da ausência de merenda.

Dessa forma, foi instaurado o Procedimento Administrativo nº 1.28.000.000573/2011-68 para investigar o caso na esfera criminal e da improbidade administrativa.


FONTE: DN ONLINE

NECESSIDADES ESPECIAIS.

Apenas 25% das escolas estaduais do RN são adaptadas para deficientes

De Francisco Francerle para o Diário de Natal

As escolas da rede estadual de ensino ainda estão longe de promover um acesso livre e capaz a todos os deficientes e pessoas que possuam algum tipo dificuldade de locomoção, seja motor, neurológica ou visual. A grande maioria das unidades de ensino ainda não se enquadrou às determinações da regra normativa 9050 da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), que se preocupa não apenas que o aluno se matricule na escola, mas que permaneça estudando.

No Rio Grande do Norte, das 401 escolas que já possuem projeto de adaptação, apenas 102 estão prontas ou passaram por reformas obedecendo critérios de quebra de barreiras arquitetônicas. Deste número de unidades adaptadas, quase 50%, ou seja, 47 delas, estão em Natal. Mas o acesso não se restringe à estrutura física da escola para deficiente físico. É preciso trazer inclusão também ao deficiente visual, o surdo e mudo, a criança com múltiplas deficiências e, nesse contexto, as escolas estaduais ainda estão muito longe de adquirir uma série de equipamentos que são considerados necessários.

A necessidade de mudanças nessa área pode ser medida pelos números. O último censo da Secretaria Estadual de Educação constatou que, em Natal, existem 2.444 alunos matriculados na rede pública de ensino e que são portadores de alguma deficiência. No interior, são 6.099, somando 8.543 crianças com deficiência e que são matriculadas na rede em todo o Rio Grande do Norte.

Na Escola Estadual Régulo Tinoco é impossível o acesso a cadeirantes. Situada numa das regiões mais valorizadas de Natal, no bairro de Lagoa Nova, a unidade de ensino possui 15 degraus de acesso à porta central. Para um cadeirante ter acesso ao local, só mesmo pela lateral da escola, onde existe o estacionamento.

O contraponto positivo é a Escola Estadual Edgar Barbosa, que realizou uma reforma recente e se tornou modelo com relação à quebra das barreiras arquitetônicas. A unidade de ensino eliminou os degraus, construindo rampas de acesso com corrimãos nas dependências com inclinação, desde a entrada.

FONTE: DN ONLINE

domingo, 8 de maio de 2011

MÃES

NESTA DATA ÍMPAR SAUDAMOS COM MUITO AMOR TODAS AS MAMÃES E COMO ESTE BLOG DESTINA-SE PRINCIPALMENTE ÀQUELES(AS) QUE FAZEM A EDUCAÇÃO DESTE PAÍS SAUDAMOS EM ESPECIAL AS MAMÃES PROFESSORAS,POIS ESTAS NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DEDICAM AOS EDUCANDOS(AS) UMA CONSIDERÁVEL DOSE DE AMOR MATERNO.

FELIZ DIA DAS MÃES!

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Termina sexta-feira prazo para envio de dados do Censo da Educação Superior

Termina na sexta-feira (13) o prazo que as instituições de ensino têm para enviar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) as informações exigidas pelo Censo da Educação Superior de 2010.

Os estabelecimentos de ensino públicos e privados de todo o país devem acessar a página do Censo da Educação Superior na internet e informar a situação acadêmica de cada aluno, professor, a forma de ingresso e as atividades completares oferecidas aos estudantes, entre outros aspectos. Os dados são utilizados para compor indicadores de qualidade como o conceito preliminar de curso (CPC) e o índice geral de cursos (IGC).

Após o prazo de coleta de dados, o Inep enviará às instituições, de 16 a 23 de junho, um relatório com as informações verificadas. Em seguida, de 24 de maio a 13 de junho, o sistema é reaberto para que as faculdades corrijam e validem os dados. Segundo o Inep, as informações consolidadas serão divulgadas em 25 de junho.


FONTE: DN ONLINE

quinta-feira, 5 de maio de 2011

SENADO APROVA AUMEMTO DA CARGA-HORÁRIA.

Em reunião encerrada há pouco, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou o PLS 388/07, projeto que aumenta de 800h para 960h a carga horária mínima anual para o Ensino Básico.

A comissão também confirmou, em votação em turno suplementar, a aprovação, com alterações, do PLS 385/07, que aumenta a frequência mínima exigida para aprovação no Ensino Básico de 75% para 80% do total de horas letivas. Agora, as duas propostas continuarão sua tramitação na Câmara dos Deputados.


FONTE: www.senado.gov.br