Apenas 25% das escolas estaduais do RN são adaptadas para deficientes
De Francisco Francerle para o Diário de Natal
As escolas da rede estadual de ensino ainda estão longe de promover um acesso livre e capaz a todos os deficientes e pessoas que possuam algum tipo dificuldade de locomoção, seja motor, neurológica ou visual. A grande maioria das unidades de ensino ainda não se enquadrou às determinações da regra normativa 9050 da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), que se preocupa não apenas que o aluno se matricule na escola, mas que permaneça estudando.
A necessidade de mudanças nessa área pode ser medida pelos números. O último censo da Secretaria Estadual de Educação constatou que, em Natal, existem 2.444 alunos matriculados na rede pública de ensino e que são portadores de alguma deficiência. No interior, são 6.099, somando 8.543 crianças com deficiência e que são matriculadas na rede em todo o Rio Grande do Norte.
Na Escola Estadual Régulo Tinoco é impossível o acesso a cadeirantes. Situada numa das regiões mais valorizadas de Natal, no bairro de Lagoa Nova, a unidade de ensino possui 15 degraus de acesso à porta central. Para um cadeirante ter acesso ao local, só mesmo pela lateral da escola, onde existe o estacionamento.
O contraponto positivo é a Escola Estadual Edgar Barbosa, que realizou uma reforma recente e se tornou modelo com relação à quebra das barreiras arquitetônicas. A unidade de ensino eliminou os degraus, construindo rampas de acesso com corrimãos nas dependências com inclinação, desde a entrada.
FONTE: DN ONLINE
Nenhum comentário:
Postar um comentário